
“Toda a Natureza gira ao redor de si mesma; só o homem avança” (E: Young)
Estamos no início de um novo Milénio, e cremos que será útil para todos nós, seres pensantes, reflectirmos um pouco sobre os dias que se avizinham. Planear o futuro é sem dúvida uma característica de todo o homem prudente e sábio – característica que só o ser humano possui. Os irracionais não pensam no futuro. Um ano é mais uma etapa na jornada da vida.
Reflectindo sobre o futuro podemos tomar apenas duas atitudes: uma a de apreensão e ou de optimismo.
Olhando ao redor, para o mundo em que vivemos, se usarmos apenas a nossa fria razão e inteligência, ficaremos decerto apavorados. O mundo apesar de todo o seu desenvolvimento tecnológico e económico, caminha a passos gigantescos para uma catástrofe universal. O ódio entre as nações, a corrida para o protagonismo, a inflação, a fome, o aumento populacional; o agravante descalabro moral e social, o índice crescente de violência, a tirania dos governos e o desrespeito pelos direitos humanos, tudo isto concorrerá para a formação de um mundo futuro cada vez mais inóspito e infeliz. Não admira, pois, que se ouça dizer que o tempo em que vivemos é tempo de grande angustia e aflição, ninguém entende nada. As doenças inorgânicas e nervosas aumentam assustadoramente, a droga, a sida, a ansiedade são o grande flagelo dos tempos actuais, ceifando vidas de milhares de jovens em todo o mundo.
Mas para o homem verdadeiramente cristão, cuja fé e confiança está inteiramente em Deus, o Criador e Senhor de tudo e todos, o futuro é [a despeito do que possa acontecer] uma escalada de gloriosas experiências que culminarão na libertação completa da vida que nos prende a este mundo, para alcançarmos uma nova existência que jamais terá fim, onde a dor, o sofrimento e a morte será apenas remotas lembranças dum passado que já não volta mais. O presente com todos os seus problemas e limitações é somente a passagem fugaz e momentânea de uma pequena nuvem negra que passa sobre nossa vida. Na eternidade raiará para sempre o Sol da Justiça.
O verdadeiro cristão crê que o seu futuro está nas mãos de Deus. Paulo o grande Apóstolo da Igreja Primitiva, enfrentava com confiança e fé todos os problemas da vida com a seguinte exclamação: “ Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
Portanto, avança, meu irmão e amigo em Cristo, resoluto e sem temor, pois o melhor está para vir, e essa é a nossa esperança!
MARANATA, JESUS BREVE VOLTARÁ!